Um caso de maus-tratos a um filhote de gato revoltou moradores de São Caetano, no Agreste de Pernambuco, neste domingo (27). O animal foi trancado dentro do congelador de uma geladeira, entre latas de cerveja, e resgatado após denúncia ao Disque Denúncia Agreste.
O crime foi registrado em vídeo e divulgado pelo advogado animalista e vereador de Caruaru, Anderson Correia, que também participou do resgate. O gatinho foi adotado ainda no mesmo dia.
Maus-Tratos a Animais é Crime e Pode Levar à Prisão
No Brasil, maltratar, ferir ou mutilar animais é considerado crime. A legislação prevê pena de três meses a um ano de detenção, além de multa. Entretanto, quando a vítima é cão ou gato, a punição é ainda mais severa, conforme a Lei nº 14.064/2020, que estabelece reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda.
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima também alerta sobre a Teoria do Elo, que relaciona atos de violência contra animais a comportamentos violentos contra humanos, incluindo abuso infantil e violência doméstica.
Como Denunciar Maus-Tratos a Animais em Pernambuco
Casos como o de São Caetano devem ser denunciados imediatamente. Veja onde e como fazer a denúncia:
A denúncia pode ser feita de forma anônima e é fundamental para proteger os direitos dos animais.